top of page

Formulário de inscrição

Mantenha-se atualizado

Obrigado(a)!

A auto sabotagem

Atualizado: 31 de mai. de 2021

Você se auto sabota?

ree

Definição:

Se eu pudesse resumi a auto sabotagem em uma frase, ela seria:

A auto sabotagem é quando você se torna o maior obstáculo entre você mesmo e a realização dos seus sonhos e objetivos.

A auto sabotagem se apresenta por meio de pensamentos negativos, desmoralizantes e desmotivantes que são geralmente, pensamentos baseados em crenças limitantes que criamos ao longo da nossa experiência de vida e que nos impedem de avançar, de realizar sonhos e projetos.


O objetivo da auto sabotagem


Uma das características do nosso cérebro que esta totalmente ligado ao processo de auto sabotagem é o fato de que ele sempre vai tentar nos manter em segurança, ou seja, mesmo que hoje, a nossa vida não se resuma mais em fugir de predadores, o nosso cérebro guarda a herança de um treinamento longo e intensivo dessa época, nos propondo sempre como melhor solução, a zona de conforto, que resumidamente se refere ao fato de escolhermos viver na situação mais segura possível, sem perspectiva de mudança, sem desafios e nos poupando de situações que possam gerar estresse, ansiedade e medo, por isso, a zona de conforto foi e é importante para a preservação da vida, mas ela também nos impede de avançar em diversos aspectos e principalmente na realizações de projetos e sonhos, pois estes envolvem o ''risco'' que ela querevitar.


Também é importante ter em mente que o berço das nossas ações é o pensamento, ou seja, antes de realizar algo, este algo já nos foi uma intenção, já nos foi uma escolha, mesmo que a nível mais inconsciente possível, quando levamos isso em conta, percebemos a influência e o impacto que cada pensamento tem sobre nós e nossas escolhas de vida, começamos a prestar mais atenção naquele pensamento que passa como quem não quer nada, mas que na verdade, está formatando nossa visão, talvez levando nossa auto confiança embora, criando problemas que não existem, criando crenças limitantes e nos mantendo na zona de conforto.


A auto sabotagem e seus 3 grandes pilares:


A síndrome do Impostor:

A síndrome do impostor está de mãos dadas com a auto sabotagem, ela se resume no fato de nos considerarmos ilegítimos, indignos e não merecedores de algo ou até mesmo alguém por duvidar de nossas capacidades. Nesse caso, a pessoa tem uma sensação mesmo que inconsciente de estar interpretando um personagem e que se as outras pessoas investigarem um pouquinho mais ou irem mais a fundo, descobrirão que na verdade, essa pessoa não é capaz, não é digna e que ela será apontada como ''impostora''.

Mas como eu falei no último episódio de podcast, isso está extremamente longe da realidade pois o julgamento dos outros se baseiam nos critérios deles e não nos nossos e que mesmo no caso onde eles nos considerem ilegítimos, indignos, isso e aquilo, isso na verdade fala mais sobre o universo interior deles do que do nosso.

Geralmente, a pessoa que tem a síndrome do impostor deixará de realizar ações por se considerar incapaz, ela vai alegar (mesmo sabendo fazer) que lhe falta um diploma, uma experiência, isso ou aquilo, pois na verdade ela têm uma necessidade muito grande de provar e de validar sua capacidade para ela mesma e para os outros. Além disso ela vai utilizar desculpas como:

Eu sou muito velho (a) ou muito novo (a) para fazer....

Eu não tenho diploma.

Eu não tenho experiência.

Eu não posso assumir um cargo de chefia porque eu não tenho o perfil, eu não tenho a capacidade de ....


O medo do Fracasso:

Eu escutei uma narrativa na rádio que falava do porque nos toca tanto o fato de perdermos uma pessoa jovem mais do que o fato de perdemos uma pessoa de idade, se esta não nos é tão próxima. O narrador dizia que é pelo fato de compreendermos mesmo que inconscientemente, que junto com essas pessoas jovens foram enterrados sonhos, entre elas estarão homens que nunca serão pais, mulheres que nunca serão mães, negócios que poderiam mudar a vida de muitos e até o rumo da história, mas que jamais serão abertos etc, mas o que mais me tocou nessa narrativa, foi a frase final do narrador, na qual ele dizia, que muitos de nós que estamos vivos estamos em uma situação pior do que a situação desses jovens que não tiveram a oportunidade de realizar seus sonhos porque nós estamos aqui e agora com a oportunidade em nossas mãos e escolhemos a cada segundo de nem ao menos tentar mudar algo e de não assumir riscos para realizar nossos sonhos e objetivos. Então eu me dei conta que:

''Algo em nós já morreu e nem se quer percebemos, algo em nós já morreu e não deveria".

Enfim, tudo isso para dizer, o que é o fracasso para você? O que está te impedindo de se quer tentar?

Será que se você tentasse, por pior que seja o resultado e tudo dê errado, o que pode te acontecer de grave?


Eu me lembro que quando eu deixei a casa da minha mãe, meu emprego de carteira assinada, meu país, minha língua, que quando vendi minha moto, vendi minhas roupas, sapatos e tudo mais para ir morar em um quarto de hotel que eu nem sabia como era e em um lugar que eu só tinha visto por fotos, essa foi a pergunta que eu mais me fazia.

O que pode acontecer de pior comigo?

A minha resposta era, o pior que pode acontecer é que isso não dê certo e eu tenha que voltar e recomeçar minha vida do 0, eu vou perder todo o dinheiro que economizei, não poderei voltar para meu antigo emprego, mas ainda assim, eu aprenderei uma outra língua, terei conhecido outras realidades e possibilidades, terei vivido uma experiência e saberei que eu fiz o meu melhor e que se não deu certo, talvez este não fosse o caminho, ou talvez o plano devesse ser melhorado e ajustado. E eu disse quer saber? Vale a pena tentar!


É preciso entender que no pior dos casos você aprende, você se torna mais flexível com a vida, você expande seus horizontes e a experiência te liberta para sonhar com outra coisa ou de outra forma, portanto, para mim, fracasso não existe, existe apenas situações que a gente não controla, que nos obriga à nos adaptarmos e tentarmos mil vezes até que dê certo ajustando os detalhes ou mudando de caminho, resta saber se o fracasso existe para você.


Resistência ao sucesso:

Por incrível que pareça, podemos nos sabotar pelo medo do sucesso, pelo medo de nos tornar-mos outra pessoa, por perdermos as rédeas de nós mesmos, ou simplesmente por termos medo do que irão pensar ou dizer de nós e da mudança que o caminho em direção ao nosso ''sucesso'' nos proporciona, temos medo de passarmos por arrogantes, apenas pelo fato de termos vivido experiências, termos crescido e mudado e junto com isso, temos medo de perder os mais próximos, dos amigos que podem nos olhar e dizer: ''Nossa você está diferente, né?!''

A minha resposta para isso é simples, ainda bem que eu mudei, estranho seria se durante anos eu não tivesse mudado, estranho seria se eu tivesse as mesmas opiniões que eu tinha aos meus 16 anos.


Então a resistência ao sucesso se dá ao medo da rejeição e da perca de controle do "eu" que conhecemos e que somos hoje, por isso, vamos colocar vários obstáculos para não trilharmos o caminho do sucesso.



Como superar a auto sabotagem:


  1. Aceite mas não acredite nos pensamentos protetores:

Encare com normalidade o fato de ter pensamentos protetores que visam nos manter na zona de conforto, até porque todo ser humano funciona através desse sistema, mas não acredite e não transforme esse pensamento em verdade absoluta (crença limitante) que não possa ser mudado.


2. Pare de ser perfeccionista:

Faça sempre o seu melhor de acordo com as suas possibilidades, mas liberte-se do perfeccionismo, como já falamos, no último podcast, perfeccionismo é relativo, por isso aceite não ser perfeito aos olhos do mundo porque você nunca o será.


3. Pare de se vitimisar e/ou de culpabilizar o outro e a vida:

As vezes é muito mais fácil encontrarmos desculpas, acreditar em sorte ou azar, culpar a vida e os outros do que encontrar soluções e mudar nossa vida. Então pare de olhar para o que falta, de dizer eu não tenho isso ou aquilo, saiba que existiram e existem pessoas em situações piores que a sua e que puderam realizar seus sonhos e projetos e que isso prova que não é impossível é uma questão de escolha, é uma questão de aceitar que pode dar errado mil vezes antes de encontrarmos o bom caminho e que mesmo que não saia como a gente quer, uma boa escolha, uma escolha de aprendizado e crescimento vai nos levar à um bom resultado, afinal, ninguém planta milho e colhe feijão.


4. Acredite nas suas capacidades: Você é capaz, você tem talentos, capacidades, pontos fortes e você também é mais do que tudo capaz de aprender, não espere ter todos os ''como fazer'' para se lançar, conheça o''porque'', por que eu quero fazer isso? Por que eu quero assumir isso? E conhecendo o porque, ao longo do caminho aprenderemos o ''como'', é ter consciência que se você tiver que esperar ter todos os ''como'' você nunca irá se lançar. Já dizia minha mãe, que não há nada que não possamos aprender com os outros se tivermos vontade.


5. Permita-se mudar:

Precisamos nos permitir e nos desprender de nós mesmos, de nossas opiniões e a dos outros se quisermos avançar rumo à realização dos nosso sonhos, é se permitir de mudar, de estilo, de vida, de opinião, de ser incoerente de vez em quando por simplesmente termos a consciência que podemos aprender a cada dia e passar a ver a vida de uma outra forma e de uma outra perspectiva, que nada é preto no branco, 8 ou 80 e o mais incrível da vida é que às vezes a gente aprende com quem a gente menos espera, talvez com a frase de uma criança, um sorriso, um gesto que muda tudo.


6. Questione-se:

Quais são os pensamentos desvalorizantes que me impedem de alcançar aquilo que eu quero?

Qual a desculpa que eu tenho me dado para não realizar o meu sonho? O que tem me impedido de encontrar uma solução para esse problema? Será que é o medo da mudança? Será que é o medo do fracasso ou do sucesso? Será que é por me sentir incapaz?

Chegamos ao fim de mais um episódio de podcast, eu espero que você tenha gostado. Não deixe de compartilhar esse conteúdo e não deixe de me seguir nas redes sociais e no Youtube ou mesmo de se inscrever aqui no site para receber os próximos conteúdos.

Link direto para o podcast dessa semana:

https://www.youtube.com/watch?v=PcTminZIv64&t=607s


Grande Abraço, tenha uma ótima semana e até o próximo episódio de Podcast.

Joyce Dibout.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
Post: Inscreva-se

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

  • Instagram
  • Facebook

©2021 por Joyce Dibout Blog!.

bottom of page