top of page

Formulário de inscrição

Mantenha-se atualizado

Obrigado(a)!

Encontre e realize seus verdadeiros sonhos.

Atualizado: 18 de jul. de 2022


ree

Sabe aquela fase onde a gente se pergunta.... Aonde foi que eu comecei a perder aquele brilho no olhar? E aquela força de leão que eu tinha para realizar os meus sonhos?


Aliàs, quais são mesmo os meus sonhos? Será que eles ainda são os mesmos de 5, 10 ou até 20 anos atrás? Será que eles são realmente meus ?

É nessas horas que a gente se depara com a frustração. A frustração é aquele sentimento que está presente quando a gente sente que não pode controlar uma situação e tão pouco os resultados dela, ou seja, ela está sempre de mãos dadas com o sentimento de impotência e até mesmo de fracasso.

Tudo isso tem uma raiz na nossa educação, aprendemos através do sistema de recompensa, ou seja, se você faz, você obtém uma recompensa no final, o que nem sempre vai ser uma realidade na vida adulta.


Ultimamente, eu aprendi muito sobre esse sentimento de frustação, ele é totalmente normal, mas, por vezes, ele pode indicar que estamos sendo inflexíveis com a vida e deixando de considerar outros caminhos possíveis para a realização dos nossos sonhos.


Por isso, eu quero partilhar com você, alguns pontos que podem nos ajudar no nosso caminho em direção a realização pessoal.

  1. Não confunda o objetivo com o caminho

Frequentemente, nós estabelecemos objetivos na nossa vida e a gente vai mais longe ainda, a gente escolhe também o caminho que nos levará até eles. O problema é que e acabamos ficando tão obcecados por este caminho, que desconsideramos que existem vários outros que podem nos fazer chegar ao mesmo resultado.

A verdade é que existem inúmeras variáveis que a gente não controla na vida, e se você não estiver aberto a considerar que existem outros meios além dos convencionais, você vai esbarrar frequentemente na frustração tentando executar seu plano de A a Z.


Eu gostaria de te dar um exemplo pessoal, para te explicar melhor meu raciocínio:

Quando eu me interessei pela psicologia, eu estava convencida que para atuar no meio e ajudar as pessoas eu deveria obter um diploma universitário. Eu fiz de tudo para entrar em uma universidade tanto no Brasil, como na França, mas embora minhas tentativas, as portas não se abriram.

Eu não desisti, eu trabalhei duro para poder pagar formações em torno da psicologia e da neurociência. Resultado? Eu amei a experiência e conheci pessoas incríveis nesse meio.

Uma coisa eu aprendi com a vida, os ''Não's'' que ela nos dá, são apenas para nos conduzir ao lugar que devemos estar.

A vida nos faz compreender que as vezes, nós não vamos conseguir tudo o que sonhamos pelos métodos tradicionais ou por aqueles que a gente fixou, vamos precisar ser mais flexivéis. O mais lindo disso tudo isso é que você pode construir um caminho único que também poderá inspirar outras pessoas que passam pela mesma situação.


Você já se perguntou quais são os caminhos que você não tem considerado e que podem te levar a realizar o seu sonho? Temos deixado de realizar nossos sonhos e objetivos pois estamos obcecados pelo caminho, ignorando que existem outros que podem nos levar até lá.

Bata nas portas que for preciso bater e se elas não se abrirem, bata em outras mais.





2. Não sonhe os sonhos dos outros


Eu percebi que além de estar obsecada pelo caminho que me levaria ao meu sonho eu estava apenas querendo obter um diploma universitário para poder provar para os outros pelos métodos convencionais e aceitos pela sociedade que eu era capaz. O resultado disso é que mesmo não entrando em psicologia eu fiz uma outra licenciatura que não me procurou nenhum tipo de alegria e que me fez viver durante 3 anos uma vida que não me correspondia.

Com tudo isso eu aprendi uma lição valiosa! Não vale a pena viver uma vida que não é sua, não vale a pena viver em função da sociedade, não vale a pena viver os sonhos dos outros pois você sacrifica muito por algo que não faz sentido para você.



3. Experimente e permita-se desistir


Muitas vezes a gente passa um longo tempo sonhando e escolhendo o caminho a trilhar e finalmente, quando chegamos nesse caminho, ficamos surpresos com o fato de não se sentirmos tão bem quanto imaginávamos.

Quantas vezes eu vi meus amigos me dizendo depois de tentarem por muito tempo ingressar em uma faculdade, ou em uma empresa que aquilo não os correpondia.

Mas quer saber? Tudo bem! Você acabou de descobrir um caminho que não te corresponde, você acabou de incurtar a sua lista de possibilidades e agora você está mais próximo de algo que vai realmente animar seu coração.

Não seja mais um que vai apenas empurrar com a barriga algo que não faz sentido pra você.


Esses dias, eu recebi uma mensagem que me fez pensar nisso. Essa mensagem fala sobre jamais desistir, mas eu queria aconselhar muita gente a fazer o contrário!


Em muitos momentos é preciso saber parar! Existem muitas pessoas precisando escutar que elas devem parar, que é urgente parar!

Eu por muitas vezes quiz alguém que me disesse: "Joyce, pare! Pare com todos os projetos que não te correspondem, pare com tudo aquilo que está acabando com a sua saúde mental e física, não vale a pena."


Guarde em mente:

Só desiste aquele que um dia começou. O fato de se permitir de testar algo já é simplesmente um grande um grande passo. Afinal, a porta só abre para quem bate e só encontra quem procura. Então tente, desista quantas vezes for preciso, mas saiba que você está no caminho certo para encontrar a melhor maneira para você alcançar seus objetivos.


Por muitas vezes eu continuei, na experança que no final aquilo iria me trazer algo de positivo, mas como algo que começa mal pode terminar bem? Como algo que não me corresponde de cara, poderá me corresponder no final?


As pessoas se perguntam muito no final de ano o que vão fazer a mais no ano seguinte, mas elas esquecem de se perguntar sobre o que elas vão parar de fazer. Por isso a cada ano que passa, estamos mais sobrecarregados.




4. Esse sonho é atual?


Recentemente eu ouvi uma frase que dizia:

"Podemos viver muitas vidas em uma só"

Muitas pessoas estão se forçando a viver um sonho antigo que as correspondia, mas não correponde mais.

Tem muita gente no mesmo trabalho há 30 anos, mas que esta só contando os dias pra aposentadoria porque detesta o que faz! O problema é que a pessoa nem sabe se vai estar viva até a aposentadoria como eu mesma não sei se estarei viva amanhã!

As pessoas estão vivendo no futuro porque não suportam o presente, não suportam a vida atual que têm!


Talvez você esteja vivendo um sonho antigo que não correponde mais com quem você é HOJE!

Daí vem o sentido dessa citação,é necessário saber se reinventar! Mude de profissão, aprenda algo de novo, encontre algo que te inspire HOJE, permita-se viver uma outra vida.


É importante saber que somos seres em constante aprendizado e transformação, e o que te correspondia a 5, 10 ou 20 anos atrás não vai necessariamente continuar nutrindo seus valores de hoje!


Seus sonhos de ONTEM não podem ser sua prisão de HOJE.


Esse artigo é resultado de um longo periodo vivenciado por mim e resultado de longas conversas que tive com meus amigos e com minha família.

Por muitas vezes, nos sentimos sozinhos, sentimos que os outros avançam mais rápido que nós, sentimos que os anos passam e que a gente não realiza o que queremos realizar, mas atualmente, quase todos se sentem assim. Estamos acelarando demais, estamos dando murro em ponto de faca e matando cachorro a grito, ao invés de apenas ir por outro caminho.


Minha conclusão é que devemos aprender apreciar a viagem e não apenas o destino. A vida é muitas vezes imprevisível e se quisermos realizar nossos sonhos, devemos aprender a ser mais flexíveis, a bater em mais portas, a experimentar e desistir e acima de tudo, viver menos em função dos outros.


Existem vários caminhos para a realização, se não for esse o caminho, encontre outro. Só acaba quando você disser que acaba.

Já dizia minha sabia mãe; nada é para o fim, mas para o começo.




Excelente semana pra você,

Joyce Dibout










Comentários


Post: Blog2_Post
Post: Inscreva-se

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

  • Instagram
  • Facebook

©2021 por Joyce Dibout Blog!.

bottom of page